A calvície é um problema que atinge tanto homens quanto mulheres. No caso deles, isso pode ser ainda mais frequente, principalmente com o avanço da idade.
O problema pode parecer simples, mas afeta, e muito, a autoestima de quem sofre com ela, causando desconforto e insegurança com a própria imagem.
A calvície pode surgir por diferentes motivos e existem maneiras de preveni-la, dependendo da sua causa e estágio. Para entender um pouco mais sobre essas causas, é importante saber o que, de fato, é a calvície.
Essa doença, também conhecida como alopecia, causa a redução ou a perda total dos fios em determinada área do corpo em que haja pelos.
O primeiro sinal da calvície é o afinamento dos fios de cabelo e, com o passar do tempo, é possível observar a diminuição do volume até que se perceba a interrupção do nascimento dos fios. Algumas causas são as principais influenciadoras no surgimento da calvície e, quando identificadas, podem ajudar no tratamento e até mesmo na prevenção do agravamento do problema. A calvície pode ser decorrente, principalmente, por genética, cuidados com o cabelo e alimentação.
No primeiro caso, sendo o mais comum deles, é possível observar as pessoas mais velhas da família e ter uma ideia se o problema estará presente em você futuramente.
Como é possível observar outras pessoas da família e a presença de calvície na genética, é preciso estar atento quando a queda dos fios iniciar. Procure um especialista e busque a melhor forma de tratar e minimizar o problema. Alguns casos são solucionados com tratamento clínico, enquanto outros são mais severos e irreversíveis, e, nesse caso, o transplante capilar é uma opção.
Cuidar dos cabelos pode parecer algo simples e até bobagem, mas se ele não for higienizado da maneira correta e até mesmo enxaguado direito durante as lavagens, pode haver acúmulo de resquícios do produto pode interferir negativamente na saúde do couro cabeludo, causando a queda e o enfraquecimento dos fios.
O mal cuidado também pode potencializar a oleosidade dos fios, que também é um agravador para a calvície.
No caso da alimentação, é fundamental para a saúde dos fios. O consumo frequente de alimentos industrializados, que são deficientes em proteínas e nutrientes, pode ser facilitar o surgimento da calvície.
Quando essa é a causa da calvície, a primeira medida a ser adotada é se alimentar melhor, com uma dieta que contenha nutrientes como cálcio, zinco e magnésio, que estão diretamente ligados à saúde capilar.
O tratamento da calvície pode ser através de produtos específicos para queda de cabelo e até mesmo medicamentos, sendo sempre recomendado o acompanhamento de um profissional para isso.
Fique sempre atento ao comportamento dos fios e lembre-se de procurar um médico diante do primeiro sinal de enfraquecimento.
Bình luận